Problema em sistema da Força Aérea em Curitiba atrasa voos no Sul e Sudeste
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Problema em sistema da Força Aérea em Curitiba atrasa voos na região Sul
Um problema registrado no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) em Curitiba causou atrasos em voos no Sul e Sudeste do Brasil na manhã desta segunda-feira (18).
Às 12h10, a concessionária CCR Aeroportos informou que, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a situação foi normalizada.
"Houve atrasos de voos, mas nenhum cancelamento. A maioria dos atrasos em torno de 20 a 30 min. Passageiros já foram chamados pro embarque", disse em nota.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp
A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que o atraso aconteceu por conta de um problema de comunicação entre o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (a), que fica em Curitiba, e aeroportos.
Segundo a Força Aérea Brasileira, após a identificação da queda nas frequências de comunicação, as equipes do CINDACTA II atuaram para a solução do problema. As frequências foram reestabelecidas por volta das 11h15.
A FAB informou que apura as causas das quedas das frequências.
No Aeroporto Afonso Pena, foram registrados atrasos em nove voos, com variações entre 30 e 60 minutos. Não houve cancelamentos, conforme a administração do aeroporto.
Aeroporto Internacional Afonso Pena
CCR Aeroportos
Em entrevista à RPC, o representante comercial João Carlos Vieira, relatou que estava no aeroporto Afonso Pena com destino a Campinas (SP). O voo dele estava previsto para sair às 10h, mas atrasou. Ele disse que ficou cerca de 1h30 dentro da aeronave.
"A gente até fez o embarque normal às 10h. Às 10h35, que foi o horário mais ou menos de a gente decolar, o avião até chegou ir à cabeceira da pista, mas retornou pro portão e a informação foi de que a gente estava com problema de comunicação com o Cindacta", relatou.
Aeroporto Afonso Pena, nesta segunda (18)
Lucian Pichetti/RPC
Em Londrina, na região norte do Paraná, um voo com destino a Campinas, que tinha decolagem prevista para 11h05, também atrasou. O atraso durou uma hora e a decolagem aconteceu às 12h05, conforme informou a Motiva, concessionária que administra o aeroporto.
Em Santa Catarina, pelo menos 10 voos tiveram atrasos.
O RIOgaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, disse que sete voos registraram atraso. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Santos Dumont, também no Rio, teve dois voos impactados.
A Fraport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, informou que foram registrados atrasos em sete decolagens e um pouso. Conforme a Fraport, o sistema foi restabelecido por volta das 11h30 e os serviços de pouso e decolagem foram retomados e normalizados.
Além de São José dos Pinhais, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse ter sido informada sobre problemas já solucionados nas frequências de comunicação do aeroporto Bacacheri, em Curitiba, e nos aeroportos de Joinville (SC) Navegantes (SC).
LEIA TAMBÉM:
Umuarama: Pizzaria desconfia de golpe no pagamento de pedido e manda polícia junto com funcionário para entrega
'Você vai pagar com a vida': Felca tem decisão judicial favorável após ameaças de morte na internet
Grande Curitiba: Segurança terceirizado é preso por tentar vender por R$ 5 mil imagens do momento da explosão em fábrica
O que é o CINDACTA
O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) possui quatro unidades no Brasil.
São unidades da Força Aérea Brasileira responsáveis por gerenciar o tráfego aéreo e a defesa aérea nas respectivas áreas de atuação.
O CINDACTA II é a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências e é sediado em Curitiba. Ele presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
.
Leia mais notícias da região em g1 Paraná.