Falha em sistema de comunicação da FAB atrasa voos em aeroportos de SC
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Problema em sistema da Força Aérea em Curitiba atrasa voos na região Sul
Um problema no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) causou atrasos em aeroportos de Santa Catarina nesta segunda-feira (18). Até as 12h30, o Aeroporto Internacional de Florianópolis, principal terminal aeroportuário do estado, havia registrado 10 voos impactados.
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o local, as alterações ocorreram devido à suspensão de decolagens determinada pela Torre de Controle entre 10h33 e 11h29. As operações já foram retomadas.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Conforme a empresa, passageiros com voos atrasados na capital devem procurar as companhias aéreas responsáveis.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que houve problemas nas frequências de comunicação nos aeroportos de Curitiba, Joinville, Navegantes e Bacacherri, e que eles já foram solucionados.
A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que a falha na comunicação ocorreu entre o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), que fica em Curitiba (PR), e os aeroportos.
Aeroportos de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, e de Navegantes, no Litoral Norte, também foram afetados.
De acordo com a Motiva, concessionária responsável por eles, o voo 1269 da Gol em Navegantes atrasou 50 minutos. Já a viagem 3272 /3273, da Latam, foi cancelada ainda em Congonhas (SP).
Em Joinville, o voo 33101 da Latam foi cancelado. O 4334 da Azul atrasou.
Aeroporto de Florianópolis
Divulgação
O que é o CINDACTA
O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) possui quatro unidades no Brasil.
São unidades da Força Aérea Brasileira responsáveis por gerenciar o tráfego aéreo e a defesa aérea nas respectivas áreas de atuação.
O CINDACTA II é a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências e é sediado em Curitiba. Ele presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias